quinta-feira, 13 de agosto de 2020

Pirâmide financeira: o que é

Sabe aquelas propostas que parecem irrecusáveis? Ganhar muito dinheiro investindo pouco, geralmente, comprando algo inicial, ganho de prêmios ou benefícios com facilidade, promessas de ganhos milionários, viagens, vantagens, bens etc., sem nenhum esforço, trabalho justo ou contraprestação razoável?

Pirâmide financeira é um sistema empresarial fraudulento em que um líder conduz esquemas de captação de pessoas/"investidores", oferecendo promessas financeiras muito atrativas, com ganhos supostamente rápidos e altos, mediante algum tipo de remuneração como descontos, compartilhamento de lucros, "juros" do capital investido etc.

Uma das principais exigências é conquistar novos membros, sempre estar recrutando novas pessoas a participarem.

Tudo isso forma uma esquema piramidal, onde o líder está no topo e os níveis abaixo vão aumentando desproporcionalmente aos ganhos dessas pessoas. E o objetivo é exatamente esse: aumentar riqueza do topo à medida que infla a base com pouquíssimo retorno ou, até mesmo, prejuízo.

Não citando nenhuma empresa ou marca, sabe-se que indústria de beleza, eletrodomésticos, e todas as marcas que revendem por consultoria, o famoso "catálogo", são fortes candidatas a comporem esse sistema de pirâmide.

Bem, fica evidente que vale a expressão popular: "quando o milagre é muito grande, o santo desconfia".

É isso.

"Ganhar" dinheiro requer trabalho, dedicação, tempo. Quem ganha mesmo é quem ganha em loteria. Todo o resto recebe dinheiro mediante contraprestação. Não há magia nenhuma!

Nenhum magnata acorda e pensa "poxa, acho que tenho muito, vou fazer algo para repartir". Absolutamente não. 

Em outras palavras, quando se deparar com um marketing muito interessante em oferta de ganhos, pare. Pesquise. Pondere.

Minha avó caiu no golpe do bilhete premiado. Há algumas décadas, uma senhora idosa, sem nenhum contato com Internet. É compreensível. Até pela vocação solidária dela, porque o valor nem era alto.

Mas e atualmente? O quê faz as pessoas ficarem cegas diante de qualquer tipo de questionamento ou reflexão em nome de ambição financeira?

Não estou culpabilizando vítimas. Golpes são golpes e sempre o serão.

Quero chegar no ponto moral e ético da sociedade.

Por que os valores relacionados à ambição material têm se sobrepostos sobre quaisquer outros?

Não estou, tampouco, desprezando o valor da finança ou do lucro. Pelo contrário.

O quê me intriga é a supervalorização de ganho financeiro de um lado, enquanto de outro, as veias comunistas estão cada vez mais pulsantes.

Incoerente? Não acho. Algum lado não é autêntico. Ninguém é incoerente consigo mesmo. Quando percebemos inconsistências entre discursos dum mesmo grupo emissor, certamente, algo não está esclarecido, revelado que faz uma incoerência aparente.

Enfim, concluo que a subversão dos valores sociais está degenerando a saúde da sociedade. Há valores que as pessoas simplesmente não compreendem mais, pela lavagem cerebral a que foram submetidas (pela mídia) desde sempre.

Mas, simplificando, ainda que seus olhos brilhem diante de ofertas maravilhosas que prometem mudar sua vida, recue. Questione. Pesquise. A tecnologia está aí como um recurso para que não caiamos em cilada, basta querer usar.

Quer entender mais? Assista ao filme "O poço". Os filmes reproduzem a realidade invariavelmente. Todos eles.