É possível conseguir atendimento psicológico gratuito pelo SUS. O procedimento varia conforme o município. Em regra, busque atendimento no hospital público da cidade, clínica geral, explique a necessidade e peça encaminhamento.
Geralmente, o tratamento prevê número certo de sessões. Faça as concedidas. Para continuar o tratamento após o fim das sessões, faça o procedimento novamente.
Outra opção é o CAPS - Centro de Atenção Psicossocial - da cidade. Sendo criança ou adolescente, CAPsI. O funcionamento depende de cada cidade também.
Ainda, há atendimento gratuito feito por estagiários nas Faculdades de Psicologia, com supervisão de professores. Procure um curso de graduação de Psicologia e faça inscrição.
Por último, algumas entidades, ONGs, instituições disponibilizam atendimento psicológico emergencial. São casas que atendem pessoas com alguma necessidade específica (doentes mentais, dependentes químicos etc.), por isso já possuem profissionais para os pacientes.
Uma opção não gratuita, mas menos onerosa, é verificar se o plano de saúde cobre esse atendimento e buscar um profissional que atende pelo plano.
Não há muitos profissiomais da área que atendem por plano de saúde e a maioria dos planos não cobre psicólogo (depende do tipo de plano), mas vale tentar.
Ainda sobre plano de saúde, há a possibilidade de pagar um profissional particular e pedir reembolso do plano.
Boa sorte!
Nenhum comentário:
Postar um comentário